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Falha do teto panorâmico

18K views 15 replies 7 participants last post by  Kodiaq21  
G
#1 ·
Novo no grupo (pedindo desculpas antecipadamente por qualquer falta de comportamento adequado)

Tenho um teto solar panorâmico no meu SKodiaq e experimentei a falha que, esperançosamente, pode ser vista nas fotos. Um braço que suporta o defletor de vento quebrou claramente e o outro restante parece arqueado.

Estava me perguntando se mais alguém teve o mesmo problema e o que foi feito sobre isso?

Claro que isso aconteceu muito pouco tempo depois que a garantia expirou!

"17 Skoda Kodiaq, Jungle Green, Edition, 4x4 DSG, 190cv Diesel, Clima, Teto panorâmico (alegadamente)
 

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#2 ·
Nunca vi ou ouvi falar de nada parecido em nenhum carro do grupo VW (todos usam o mesmo mecanismo básico). Então, apenas fiz uma pesquisa. A única coisa que consigo ver semelhante é um casal de pessoas com um problema com seus Audi Q7s MAS eles não dizem como o braço quebrou, eles estão apenas perguntando como consertá-lo. Parece muito estranho que ninguém tenha perguntado como isso aconteceu.

Quando você descobriu isso - quando abriu ou fechou o teto? Se eu fosse dar um palpite educado, eu diria que algum objeto ficou preso no mecanismo quando o teto fechou, ou então as dobradiças emperraram. Muito estranho.

Ficaria muito interessado em saber o que a Skoda acha que causou o problema. Se for uma falha mecânica, não desista se o seu carro acabou de sair da garantia, você deve esperar que uma peça como essa dure mais de 3,5 anos ou o que for. Eu diria que existem motivos definidos para boa vontade, mas, novamente, não acho que seja um problema mecânico, caso contrário, seria mais comum.

Você pode ter mais sorte com uma solução entrando em contato com um especialista em teto solar, porque temo que a Skoda cobre um braço (sem trocadilhos) e uma perna para reparar ou substituir o teto.
 
G
#3 ·
Olá JamieK,

Obrigado, vou dar uma olhada nos chats do Q7

Não sei exatamente como / por que aconteceu, apenas que quando apertei o botão em uma manhã, ele abriu 2 polegadas e então parou.

Não querendo anular o limitador de força (que acredito ser anulado com múltiplas ou longas pressões no botão), apertei a mola por dentro e não encontrei detritos na área do 'trilho' uma vez aberto

O único detrito que encontrei foi o pedaço de plástico, embora ainda estivesse na mola e não no trilho. Dobradiças / molas parecem estar livres e livres de corrosão.

Muito estranho mesmo... Pensei que poderia ser um problema do primeiro ano de modelo, mas a montagem parece ser usada em todo o VWAG, então isso parece improvável. Como você diz, esta deve ser uma peça vitalícia (considerando também que o teto solar foi inspecionado no 3º ano de serviço - supostamente). A coisa que acho que é uma possibilidade é que, olhando para as fotos, o braço bom restante tem uma curvatura definida, meio que atingindo o pico no mesmo lugar que o lado com falha. Mas se esse foi o caso antes da falha, não sei, porque quem olha para seus mecanismos de teto solar?!

Estou um pouco relutante em ir para a Skoda, pois eles querem uma taxa fixa de £ 95 para dizer 'sim, está quebrado', seguido de ~ £ 200 de custo de peças e £ 100 + / hora para reparar! Isso combinado com o fato de que eles aparentemente têm que tirar toda a unidade para reparar está me fazendo estremecer um pouco!

Vou ligar para alguns especialistas em teto solar como você sugere, espero que eles já tenham visto isso antes e economizem alguns trocados :)
 
#4 ·
Oh, meu Deus! Antes de mais ..... Bem-vindo ao fórum. Eu ligaria para o concessionário. Eles não podem cobrar por isso! Pergunte se eles acham que pode haver uma chance de uma reclamação simpática. Ligue também para o serviço de atendimento ao cliente da Skoda. 0333 003 7504. Peça para falar com um GERENTE de Atendimento ao Cliente. As pessoas que atendem o telefone não têm autoridade. Se eu estivesse na sua posição, se tudo mais falhasse, eu colaria as peças e colaria uma 'tala' na ranhura. em vez de pagar os valores que você cita. Basicamente porque sou um pão-duro! :lol: Não é absolutamente nenhuma compensação para você, mas eu tive tetos panorâmicos em 5 dos meus 8 Skodas e nunca ouvi falar de nada como o seu infeliz acontecimento. Boa sorte.
 
G
#5 ·
Obrigado Colin,

A supercola passou pela minha cabeça depois de olhar para as histórias do Q7 (sem garantia de que não me vou colar ao carro...)

Farei exatamente isso (contactar o serviço de apoio ao cliente) e carregar em todos os botões do serviço de apoio ao cliente para tentar obter alguma boa vontade.

Bem, espero que se eles viram menos, eu possa receber um tratamento especial!? Não estou a prender a respiração, no entanto...

Estou feliz que isso tenha acontecido no inverno, caso contrário, eu estaria um pouco mais frustrado!
 
G
#10 ·
Atualização: boas e más notícias

Boas: Reparado pela Skoda Bath
Más: em baixa de cerca de £400 (sem boa vontade aplicada!)

Parece que um histórico completo de serviço da Skoda não significa muito

Sinto que alguns telefonemas / e-mails para o serviço de apoio ao cliente estão chegando *suspiro*
 
#11 ·
jw00187 said:
Eu não sei exatamente como / por que isso aconteceu, apenas que quando apertei o botão em uma manhã, ele abriu 2 polegadas e então parou.
Sinto que você está prestes a ficar ainda mais desapontado se fizer essas ligações / e-mails. Por que você está com raiva da Skoda? Por que você acha que deveria receber boa vontade? Se a peça quebrou devido a uma falha de fabricação ou falha de projeto, então absolutamente, eu também estaria reclamando. Mas para receber uma compensação, você teria que pelo menos demonstrar por que a Skoda era responsável - como você vai fazer isso? Você não pode simplesmente dizer 'me dê dinheiro' sem motivo.

Como mencionei anteriormente, eu teria muito interesse em ouvir o que a Skoda tinha a dizer. Se eles disserem que a causa provável foi uma obstrução, então a Skoda não tem como responder - não é culpa deles. Se houvesse vários outros casos relatados por proprietários da Skoda, novamente você pode ter motivos para compensação. Nunca ouvi falar disso. Não há casos disso acontecendo em nenhum fórum da Skoda que eu conheça (isso inclui tetos solares semelhantes em Octavias, Karoqs, Kodiaqs, Superbs etc.). Se você levasse o caso a terceiros e pedisse conselhos sobre como a peça quebrou, eles diriam que foi um defeito ou uma falha de projeto?

Se você deseja uma compensação, talvez deva seguir a rota do seguro (embora, dado que o custo do reparo foi de apenas £ 400, isso provavelmente não seja aconselhável).
 
#12 ·
Olá a todos.. Acabei de pesquisar no Google e descobri o mesmo problema que o meu - tenho um Skoda Karoq, 1,5 TSI DSG, 2017 - com manutenção regular numa oficina autorizada. Pouco depois de a garantia expirar, notei que o defletor de vento estava danificado - pelo menos foi o que o serviço disse. A janela não podia ser aberta mais do que alguns cm, mas felizmente pode ser fechada. Os danos são de cerca de 500 euros, e com certeza informarei a Skoda sobre isso. O reparador diz que os danos foram causados durante a cerimônia de casamento (nós, nos Balcãs, temos o hábito de hastear a bandeira pelo teto solar), ou os danos foram causados pela influência do sol. Claro que isso é um absurdo - o carro nem estava na festa de casamento, está protegido do sol na garagem e raramente abro o teto solar porque tenho dois filhos. É um mau funcionamento muito estranho e estraga a impressão geral do carro. Espero ter uma experiência melhor do que o homem há alguns anos.
 
#13 · (Edited)
Qualquer fabricante de automóveis irá ou deverá reparar algo que estava defeituoso no momento da fabricação. Se o seu carro foi usado por 5 anos sem problemas, então não tenho a certeza porque está a contactar a Skoda. Aqui no Reino Unido, a lei diz que o seu contrato é com o vendedor, ou seja, com a pessoa a quem comprou o carro.

A menos que possam provar que a peça estava defeituosa, porque é que as pessoas se dão ao trabalho de contactar o fabricante?

Tal como no exemplo original, a probabilidade é de que algum objeto estranho tenha impedido o mecanismo de funcionar corretamente.

Editar - diz que não usa muito o teto. Bem, isso pode ser tanto uma causa como qualquer outra coisa. Se o mecanismo emperrou, essa também é uma causa plausível. Nesse caso, você deve reclamar contra quem fez a manutenção do seu carro por não inspecionar/lubrificar a peça. Isso não tem nada a ver com a Skoda, no entanto.
 
#14 ·
Se eu fosse um fabricante conhecido, estaria interessado em como é que as minhas peças avariam depois de alguns anos. Talvez eu quisesse evitar isso, mesmo que não aceite a reclamação. Se eu não estiver interessado no feedback e nas opiniões dos utilizadores, então posso esquecer entrar no círculo das marcas de luxo.

Como eu disse, o carro foi reparado num centro autorizado, incluindo a lubrificação da peça. Também não abro os vidros traseiros tanto quanto o meu - isso significa que eles podem cair quando eu quiser baixá-los?

Calma, vendedor da Skoda ;)
 
#16 · (Edited)
Se eu fosse um fabricante conhecido, então estaria interessado em como é que as minhas peças avariam ao fim de alguns anos. Talvez eu quisesse evitar isso, mesmo que não aceite a reclamação. Se eu não estiver interessado no feedback e nas opiniões dos utilizadores, então posso esquecer entrar no círculo das marcas de luxo.

Como eu disse, o carro foi reparado num centro autorizado, incluindo a lubrificação da peça. Também não abro os vidros traseiros tanto quanto os meus - isso significa que eles podem cair quando eu quero baixá-los.

Calma, rapaz da Skoda ;)
Pensou que tinha dito 5 anos e não alguns anos? Tudo o que estou a dizer é que está a perder o seu tempo.

Se a peça foi lubrificada e inspeccionada, então qualquer pessoa razoável diria que é 99,9% um objecto estranho preso no mecanismo que causou a falha. A menos que o problema levasse à morte ou a ferimentos graves, não considera que seja um mundo de fantasia que um grande fabricante como a Skoda se preocupasse em investigar a falha 'uma vez na vida' de um componente. É certamente fantasia descrever a Skoda como uma marca de luxo ou mesmo ter aspirações de entrar nesse mercado. O grupo VW tem outras marcas no seu arsenal para isso.

PS - em relação à sua analogia da janela. A água não ataca, ou pelo menos não deveria atacar, o mecanismo da janela traseira, mas ataca o seu tecto de abrir - é por isso que encontrará canais de drenagem que direccionam a água para baixo pelos pilares laterais e saem por baixo do seu carro. É por isso que o seu tecto de abrir requer atenção regular e as suas janelas não.